Sabemos que a família é o centro do equilíbrio em Deus. E que, a união desta, a submissão dos seus ramos os filhos, em obediência aos seus genitores, formará uma nação ordeira. "Instrui a criança e não será preciso punir os homens".
A visão moderna, e nem por isso, certa, é de que todos têm que abundar em bens materiais, assim sendo, filhos são criados por babás, ou creches, assumindo costumes, que não os de suas raízes, longe dos pais, do seu zelo e do seu amor. Pouco tendo a oportunidade do convívio familiar e com as pequeninas coisas em família, que fazem a total diferença no crescer e nas lembranças futuras da criança, que tanto influenciarão no seu psicológico.
Quando em casa é a TV, a fazer o papel da babá... A criança para! Vive como estátua, não exercita o corpo, nem a fala e, assim, segue sem que receba a atenção e o carinho que lhe é devido. A mamãe está sempre tão ocupada...
A criança vai crescer em revolta, apesar de todo o conforto, lhe falta o colo dos pais e a estes ninguém, nem coisa alguma suplantará! Haverá sempre uma lacuna, uma tremenda carência, que jamais será preenchida. E, por mais mordomias que ela possa ter, vai desejar ter bem menos, em troca da atenção e do amor que lhes é negado.
Se os nossos filhos tiverem menos mordomias e mais amor... Serão eternamente nossos!
A carência afetiva familiar leva a criança, o jovem, a descobrir algo novo que suplante o vazio existente em cada um. Surgirão as más amizades, as drogas, a marginalidade, o caos, o terrível despertar da família, as perdas catastróficas!
Que Deus nos ajude a valorizarmos mais a família do que às riquezas.
Temos que considerar que a mente da criança, em sua formação natural, desde o seu nascimento, deixada por si só, irá produzir padrões de pensamento pecaminosos. Basta observar que não é necessário ensinar uma criança a mentir ou desobedecer. Para que ensinemos uma criança biblicamente temos que cortar estes padrões de pensamento errados, e redirecioná-los. E isto tem qual o propósito? Produzir uma mudança no estilo de vida, uma mudança no caráter. A ferramenta adequada para cortar, e produzir este estilo de vida é a palavra de Deus. A palavra de Deus é como uma espada (Hb 4:12 "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração."), Ela é o poder de Deus para renovar as mentes, para produzir um novo caminho, e padrões de pensamentos corretos, que irão produzir vida abundante, saúde, alegria, satisfação, frutos, etc. Desta forma vemos que a palavra de Deus define ensinar e aprender com um propósito: FORMAR UMA VIDA. Trata-se de ensinar a viver, é discipulado. Estamos preocupados em formar discípulos, não acadêmicos que apenas tiram boas notas, passam de ano e ser bem informados. Trata-se de formar um estilo de vida, estabelecer uma maneira de viver, edificar um caráter, que vai produzir algo útil, que vai ser próspero, abençoar a outros e glorificar a Deus
"Nenhum sucesso vale o sacrifício de um lar!"
Provérbios 22:6
Salmos 127:3
Efésios 6:4
Romanos 12:2
Nenhum comentário:
Postar um comentário