Companheirismo é muito mais do que alguém que acompanha, é alguém que entende, ouve, critica, respeita, e que é confiável. Companheiro é aquele que nos momentos de solidão ou de angustia te auxilia, às vezes com nenhuma palavra, más quem disse que as palavras são a melhor ajuda? É aquele que quando precisamos desabafar nos ouve às vezes sem entender nada, mas fica ali quieto, procurando a melhor maneira de nos ajudar.
Uma área crítica do casamento é o companheirismo. A capacidade de fazer o outro se sentir bem. É possível julgar a qualidade do companheirismo pelo que representam os encontros com aquela pessoa, e se não há encontros...
Compare seus encontros de agora com os do tempo do namoro. Vocês gostam de ficar juntos a sós? Arranjam tempo para isso? Ou é exatamente o que não acontece? A maneira como usam o tempo em que estão juntos é o que determina se há ou não companheirismo.
Ser companheiro é saber ouvir e saber falar, é ficar disponível sem se anular, é compreender o que o outro sente para poder compartilhar a vida.
Ser companheiro é ter a coragem de abrir o coração e oferecer momentos, para que o outro me conheça e sinta confiança em se deixar conhecer também por mim.
Ser companheiro é dar as mãos sem aprisionar, ser companheiro tem muito de doação e de flexibilidade.
Quantas vezes você parou para pensar no valor do seu cônjuge?
Talvez você não consiga visualizar o valor que ele ou ela tem para você e sua vida, porque às vezes são apoios tão pequenos e freqüentes que se tornam até naturais, como se fosse parte da responsabilidade, mas na verdade não são.
Muitas vezes as pequenas coisas que as pessoas fazem, significam tudo para o seu dia ou simplesmente para você. É uma palavra, uma pergunta ou uma gentileza que nos faz esquecer que o dia está “pesado” ou até torna o nosso dia melhor.
Quando seu cônjuge fizer algo por você, valorize. Porque a pessoa faz por que quer o bem e não porque é obrigada.
O companheirismo é isso. Você saber que pode contar com a outra pessoa e ela com você. Sempre. Como se fosse natural e sem ser forçado.
Você precisa exercitar o companheirismo com o seu cônjuge porque é pelo seu exemplo que os seus filhos vão entender o quanto é importante ser companheiro.
Olhe para o seu cônjuge e enxergue. Faça-o enxergar através de você.
O resultado é você e seu cônjuge se enxergarem de verdade.
Referencia bíblicas:
Gênesis 2:24
1 Coríntios 11:11
Nenhum comentário:
Postar um comentário